segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Objetivo da Pastoral da Pessoa Idosa



Marcos históricos: 1993 1996 2004


 A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio das seguintes ações: 
1. Visita Domiciliar: Cada líder capacitado, visita mensalmente uma média de 10 pessoas idosas vizinhas, acompanhando- as através de indicadores próprios: 2. Reunião de Avaliação e Reflexão: Mensalmente os Líderes de cada comunidade se encontram para uma reunião de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para sua formação contínua. Nesta reunião é preenchida a FADI - Folha de Acompanhamento Domiciliar dos Idosos;  
Visita Domiciliar
Reunião de Avaliação e Reflexão
Líderes O Líder Comunitário da Pastoral da Pessoa Idosa é uma pessoa voluntária, que mora na mesma comunidade e que recebeu capacitação para isso. Na capacitação que dura em média 12 horas, a pessoa recebe orientação sobre como fazer uma visita domiciliar, sobre cada indicador do acompanhamento às pessoas idosas, sobre vários temas que estão implicados em cada indicador do acompanhamento e sobre o sistema de informação: caderno do líder e a FADI - Folha de Acompanhamento Domiciliar do Idoso.  
  A Pastoral da Pessoa Idosa tem como Presidente:
 Dom José Antonio Peruzzo – Bispo de Palmas-Francisco Beltrão/PR  
Coordenadora Nacional Irmã Terezinha Tortelli, FC.