segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Celebração em honra à Dra. Zilda



O dia 10 de janeiro de 2015 marcará um momento histórico na Pastoral da Criança. Um grande evento está sendo planejado para celebrar a memória da Dra. Zilda Arns Neumann e marcar a entrega oficial da moção solicitando a abertura do processo de beatificação da fundadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa.
A comemoração contará com uma Celebração Eucarística no Estádio Arena da Baixada, em Curitiba (PR). O estádio tem capacidade para 43.000 pessoas e a prioridade de entrada será para as caravanas inscritas.
A Pastoral da Criança comemora a confirmação de caravanas de diversas cidades do país para a Celebração em honra à Dra. Zilda. Diversas dioceses já estão com grupos organizados e providenciando transporte até a capital paranaense, para participar do evento que marca os cinco anos de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann e a entrega oficial da moção de apoio que solicita a abertura do processo de sua beatificação.
Fonte: Pastoral da Criança.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO AOS 10 ANOS DA PPI



TEMA: MISSÃO – Somos convocados a anunciar a o Reino dos Céus. Eu conto com você
Objetivo: mostrar que a missão é um caso de amor entre Deus e nós, e entre nós mesmos.
 Oração inicial: irmãos e irmãs, que bom encontrarmos reunidos em nome de Deus! Sejam todos bem-vindos ao nosso tríduo que nos prepara para celebrar os 10 anos da PPI. Agradecemos a presença de todos. Vamos com muito entusiasmo  participar do tríduo em que Cristo nos convida a Louvar e bendizer a Deus pela a AÇÃO DA PPI ATRAVÉS DOS SEUS LÍDERES, comunidade paróquia, Diocese em todos os estados do Brasil. Por tantas bençãos que recebemos de Deus em nossas vidas, por mais de 140 mil pessoas idosas acompanhada a cada mês.  Somos também convidadas a orar pelas nossas necessidades, pelas nossas famílias e pela a nossa comunidade e paróquia que está comprometida com a vida e a dignidade de tantos idosos, para que,  mesmo diante das nossas dificuldades, possamos permanecer firme na fé, na esperança e no amor! Por isso, vamos com muito entusiasmo iniciar nosso encontro cantando:  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.
Acender a vela dos dias do triênio:
Vela – TEMA: Espiritualidade missionário – Lc,  4, 14-21
Vela -  TEMA: CONVICÇÃO todos são chamados a ser missionário de Jesus – Lc.  9, 18-27
Vela - TEMA: MISSÃO Somos convocados a anunciar o Reino dos Céus. – Mt. 28, 16-20
Reflexão:
Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte ao monte que Jesus lhe tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante Dele. E ainda assim, alguns duvidaram. Então  Jesus se aproximou, e falou: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.”
Quando Jesus ordenou os discípulos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações;  batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, Ele está nos confirmando que Deus é Uno e Trino, pois é composto de três Pessoas distintas,  muito embora não entendamos isto com a nossa razão nem com a nossa inteligência, mas sim com os olhos da fé. Não se trata de um dogma inventado pelos papas e bispos, mas sim, uma realidade anunciada pelo próprio Deus na pessoa de seu Filho amado. A Santíssima Trindade, assim como a existência de nossa alma invisível, é um grande desafio para nossa fé, pois tal verdades anunciadas por Jesus, só podem ser detectadas, repito, pelos olhos de nossa fé.
Jesus quando nos garante: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”  é para a gente confiar mesmo, ter coragem e a decisão inabalável de continuar o nosso trabalho de cristãos, de líderes,  de padres, irmãos e irmãs, através do nosso trabalho missionário, sem nenhum ciúme entre nós. Isto porque não somos concorrentes uns dos outros, mas sim, somos multiplicadores de muitos outros cristãos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santos. Vejam que os discípulos são enviados de modo  que eles próprios vão fazer novos discípulos entre todas as nações. Não há eleição particular, nem tampouco obrigação de aceitar, também não há nenhum processo de seleção, porque todos, sem distinção, são chamados ao seguimento de Jesus, para ouvir a Sua Palavras, e coloca-la em prática, e através da observância da Sua lei e na adesão da vontade do Pai, todos sejam salvos. A missão de Jesus começou com o seu batismo no Rio Jordão. No evangelho de hoje, estamos vendo Jesus enviar os discípulos para evangelizar e batizar, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Também nós na Pastoral da Pessoa Idosa, somos enviados em missão que a própria comunidade Igreja, povo de Deus nos enviou.
Animador: Que alegria irmãos e irmãs! Estamos no terceiro dia do nosso tríduo em preparação a grande celebração dos 10 an0s da PPI. Vamos aproveitar bem este tempo tão importante que estamos vivendo e dar um novo sentido a nossa missão junto a PPI.
Leitor 1 – A beleza dessa missão é a participação de todos na busca união, o intercâmbio entre as comunidades da nossa paróquia.
Leitor 2 – É admirável a generosidade de tantos irmãos e irmãs que deixam casas,  famílias, parentes e amigos para servir o Reino de Deus. Enfim, as riquezas são muitas, sem contar com a nova consciência missionária que vamos despertando em toda a nossa Igreja e a nossa experiência que vamos fazendo do amor de Deus em nossas vidas.
Leitor 1 – a Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes. Jesus, sendo o Senhor, se faz servidor e obediente até a morte de cruz; sendo rico, escolheu ser pobre entre nós, ensinando-nos o caminho da nossa vocação de  discípulos missionários.
Leitor 2 – Na generosidade dos líderes se manifesta a generosidade de Deus. Na gratidão dos apóstolos aparece a gratuidade do evangelho (DA, nº 31). Portanto, irmãos e irmãs, vamos preparar bem o nosso coração, a nossa família, a nossa comunidade e também a sociedade para viver para viver com toda intensidade esse momento  forte de evangelização e buscar um novo sentido para nossa vida a partir da nossa fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor,. E que mais pessoas possam colocar-se a serviço da PPI como voluntários.
Leitor 1 – o evangelho de hoje nos ensina  como participar da mesma missão de Jesus. Basta seguir a ordem Dele a  exemplo de seus discípulos. Eles “foram para a Galiléia, o monte que Jesus tinha indicado” (Mt 28,16).
Leitor 2 – Uma das atitudes de um líder da PPI é a escuta, a fidelidade e o amor às pessoas idosas que acompanha. Somos humildes, a exemplo dos discípulos, pois “quando os discípulos viram Jesus, se ajoelharam diante Dele” (Mt 25,17). Isto ensina que o verdadeiro missionário deve ser humilde.
Leitor 1 – Mesmo assim podemos duvidar de Jesus, ou seja, não acreditar Nele. Mas Jesus tem respostas para nossas dúvidas: “Toda autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra” (Mt 28,18). Resolvida a questão da dúvida, Jesus ordena: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo  e ensinado a observar tudo que ordeno a vocês” (Mt 28, 19-20).
Leitor 2 – E por fim, Jesus não nos envia sozinhos para a missão: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Isto significa que Jesus está sempre em missão junto conosco. Ele não falta. Nós até podemos deixá-Lo sozinho, mas nunca poderemos ficar sós. Portanto, podemos concluir que tudo isso é um caso de amor. Quem ama entenderá e viverá.
Partilhando:  Animador: Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos:
1.                  Você lembra-se dos temas dos encontros anteriores em preparação? Qual? O que nos ensina?
2.                  Qual o tema de hoje? O que é? Qual a nossa missão?
3.                  O que é a PPI em relação a outros grupos de idosos?
4.                  Onde existe a PPI? Onde mais?
5.                  O que o Evangelho nos ensina?
6.                  Qual é a ordem de Jesus para nós hoje? Estamos obedecendo? Como?
7.                  O que significa no Evangelho ajoelhar-se?
8.                  Alguns duvidaram de Jesus? Por quê? Qual foi a resposta de Jesus?
9.                  Você duvida de Jesus? Por quê?
10.             Qual é a ordem ou missão que recebemos de Jesus?
11.             Estamos vivendo a nossa missão? Como?
12.             Estamos sozinhos nesta missão? Por que?
Animador: transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontânea. Após cada oração responderemos: Senhor  atendei a nossas preces ... Oremos; Senhor nossa Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo Amém!
Oração do compromisso do líder da PPI - Eu te louvo, ó Pai, pois me escolheste para ser um líder da PPI. Quero realizar essa missão com toda dedicação, aprender a ser um instrumento de paz e justiça. Quero ser um líder da PPI para acolher e multiplicar o saber e a solidariedade. A cada dia, quero realizar a vossa vontade e ter a disposição de levar às pessoas idosas.  Vida, dignidade e esperança. Renovo o meu desejo de ser em tuas mãos um discípulo que quer encontrar o Cristo Caminho, Verdade e Vida, em todos especialmente nas pessoas idosas. Senhor, atue em mim e por mim nas  visitas domiciliares, na reuniões comunitárias, e em todas as ações da pastoral da Pessoa Idosa. Que eu aprenda sempre mais, que eu saiba escutar e orientar, que eu seja teu mensageiro para levar fé e vida as pessoas que eu visito. Que eu viva a minha fé de forma comprometida. Dai - me sabedoria para acompanhar com compreensão amorosa todos que envelhecem e poder lutar para que tenham qualidade de vida. Que eu possa Senhor, seguindo teu exemplo, ser Luz e consolo às pessoas idosas. Amém.
Animador: Saudai-vos na paz de Cristo e vamos em paz e o Senhor sempre nos acompanhe!                                   
  Benção Fianl: Entoai louvores ao Senhor porque somos uma multidão de líderes que ampara e ama as pessoas idosas em nosso Brasil. Que o Espírito do Senhor Ressuscitado nos ilumine e nos guie a todos! Preparemos também nosso coração para acolher as Palavras do Senhor que ecoa até hoje. Nelas estão condensadas o mandato missionário da Igreja de todos os tempos. “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo que ordenei a vocês”.